Resumo:
O gestor exerce papel fundamental para o alcance dos objetivos preestabelecidos pelas
organizações. Em decorrência dessa premissa, o presente trabalho objetivou analisar os
valores e competências considerados relevantes para a gestão de uma cooperativa de crédito.
Assim, foram identificados os valores essenciais do Sicoob Pernambuco, mostrando as
competências essenciais necessárias à cooperativa de crédito e avaliando as competências
gerenciais dos profissionais que nelas atuam. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com
abordagem quantitativa. Para conseguir os dados necessários, as informações foram obtidas
por fontes primárias e a técnica de coleta foi o questionário elaborado com base nos modelos
de Borges, Silva e Pires (2012), Escala de Valores de Tamayo e Godim (1996) e King, Fowler
e Zeithaml (2002). Os resultados apontaram que os valores essenciais da organização são
fidelidade e respeito às normas e aos níveis hierárquicos; concluiu-se que as competências
essenciais necessárias às cooperativas de crédito são voltadas a valorização do capital
intelectual através do estímulo a busca de conhecimento em cursos e treinamentos; e por fim,
mas não menos importante, viu-se que os gerentes que atuam nas cooperativas de crédito
detêm do mesmo nível de competências gerenciais. Focados em resultados e no processo
constante de tomada decisões, os respondentes se consideram líderes e profissionais éticos,
aptos a enfrentar os desafios do cenário financeiro.
Descrição:
MACHADO, A. C. A. Valores e competências na Gestão de Cooperativas de Crédito: um estudo de caso no SICOOB Pernambuco. 2015. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.