Resumo:
Desde o século XVIII a História da Matemática é avaliada como uma fonte metodológica de
grande qualidade, no ensino e aprendizagem dos conteúdos na Matemática, contribuindo para
a prática pedagógica. Dessa forma, realizamos uma pesquisa em uma turma de uma
universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos dessa turma
estão preparados para usar essa fonte metodológica em sala de aula. Neste sentido,
trabalhamos com os Números Negativos, visto que, o ensino e aprendizagem desse conteúdo é
um tanto complexo. Para a realização desta pesquisa, aplicamos um questionário, para
sabermos o conhecimento prévio dos alunos sobre a História da Matemática e realizamos uma
atividade relacionada aos Números Negativos. Na análise dos dados, verificamos algumas
dificuldades dos alunos em trabalhar com os Números Negativos, em interpretar, escrever
suas opiniões em relação às questões apresentadas na atividade e consequentemente propor
questões e relacionar tal conteúdo com a sua aplicabilidade.
Descrição:
NILO, P. F.
A História da Matemática e os Números Negativos. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.