Resumo:
O presente trabalho faz uma reflexão sobre as mudanças tecnológicas, que trazem como características marcantes a intensidade e a velocidade de propagação de informações no mundo e provocam alterações nas sociedades, na vida das pessoas, nas formas de ensinar e de aprender e, portanto, consequências na educação. Aqui foi analisado o uso das TIC com recorte de gênero, na prática pedagógica de professores/as de duas escolas – uma pública e uma particular – fazendo uma comparação. Nessa perspectiva, emergiram as seguintes questões: Como é feito o processo de assimilação e de apropriação das novas tecnologias no cotidiano das escolas? Como os/as professores/as avaliam os cursos de formação continuada para o uso das tecnologias? Há diferenças significativas quanto ao gênero e o uso das TIC?
Foram realizadas entrevista semiestruturadas com 27 professores/as (28,3% homens e 71,7% mulheres). Constatou-se que não há diferenças significativas quanto ao gênero e ao uso das TIC, porém as mulheres, proporcionalmente, usam-nas mais. A maioria dos/as professores/as participantes da pesquisa, apesar de demonstrar que conhece as TIC e sua importância, ainda deseja participar de mais Cursos de Formação Continuada com esse foco, integrando diferentes mídias, pois afirmam que sempre há novidades tecnológicas e, consequentemente, novas dúvidas, resistências e receios
Descrição:
LEMOS, Ístria Maria Alves de. A escola pública, a escola particular e o uso das Tic com recorte de gênero. 2015. 50f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.