UEPB - Repositório Digital

A escola pública, a escola particular e o uso das Tic com recorte de gênero

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lemos, Ístria Maria Alves de
dc.date.accessioned 2016-05-03T18:17:23Z
dc.date.available 2016-05-03T18:17:23Z
dc.date.issued 2016-04-29
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9570
dc.description LEMOS, Ístria Maria Alves de. A escola pública, a escola particular e o uso das Tic com recorte de gênero. 2015. 50f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho faz uma reflexão sobre as mudanças tecnológicas, que trazem como características marcantes a intensidade e a velocidade de propagação de informações no mundo e provocam alterações nas sociedades, na vida das pessoas, nas formas de ensinar e de aprender e, portanto, consequências na educação. Aqui foi analisado o uso das TIC com recorte de gênero, na prática pedagógica de professores/as de duas escolas – uma pública e uma particular – fazendo uma comparação. Nessa perspectiva, emergiram as seguintes questões: Como é feito o processo de assimilação e de apropriação das novas tecnologias no cotidiano das escolas? Como os/as professores/as avaliam os cursos de formação continuada para o uso das tecnologias? Há diferenças significativas quanto ao gênero e o uso das TIC? Foram realizadas entrevista semiestruturadas com 27 professores/as (28,3% homens e 71,7% mulheres). Constatou-se que não há diferenças significativas quanto ao gênero e ao uso das TIC, porém as mulheres, proporcionalmente, usam-nas mais. A maioria dos/as professores/as participantes da pesquisa, apesar de demonstrar que conhece as TIC e sua importância, ainda deseja participar de mais Cursos de Formação Continuada com esse foco, integrando diferentes mídias, pois afirmam que sempre há novidades tecnológicas e, consequentemente, novas dúvidas, resistências e receios pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cecília Temla Alves Pontes de Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação pt_BR
dc.title A escola pública, a escola particular e o uso das Tic com recorte de gênero pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta