Resumo:
No presente trabalho procuramos averiguar o processo da construção da leitura, no contexto de ensino de língua portuguesa, no 4º ano do Ensino Fundamental. Teremos como base teórica o documento oficial da Educação brasileira que rege o Ensino Fundamental: Os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para tanto, o estudo tem como finalidade detectar os reais fatores internos e externos que influenciam no processo da aprendizagem do aluno em relação à leitura. Pois, verificamos que os educandos desta série, particularmente, apresentam sérios problemas de leitura, o que os leva a uma deficiência presente e futura em sua vida estudantil. Mediante os resultados desta pesquisa, apresentamos possíveis soluções para melhorar o ensino de leitura dos alunos, pois acreditamos que a não leitura é um dos principais fatores que acarretam a repetência e a evasão escolar. Portanto, no decorrer deste estudo a partir dos dados vistos, queremos mostrar metodologias, inclusive com o uso de textos literários, que visem despertar o hábito da leitura nos alunos
Descrição:
SILVA, Severina Barbosa Monteiro. Leitura: formando leitores na sala de aula. 2014. 33f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.