Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da literatura e da mídia no processo de formação da identidade social nordestina de jovens do ensino médio, partindo do pressuposto que esses veículos são capazes de legitimar lugares sociais nem sempre positivos. Os signos de nordestinidade apresentados ao público pelos livros, tevê e cinema geralmente relacionam o Nordeste a elementos como seca, pobreza, violência e pouca instrução; tais produções costumam explorar estereótipos que revelam, conscientemente ou não, traços históricos de dominação econômica, política e cultural e não raro são tomadas como referência para se distinguir e classificar as regiões, contribuindo para o preconceito e fomentando (de)formações identitárias com sérias implicações para o Nordeste e seu povo
Descrição:
AMORIM, Andrezza Soares Espíndola de, Literatura, mídia e o processo de construção das identidades sociais nordestinas. 2014. 33f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.