Resumo:
O presente trabalho propõe refletir sobre a inserção da História da Cultura Afro-brasileira nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e médio, buscando entender os principais fatores que contribuem para a disseminação de pensamentos e atitudes racistas no cotidiano escolar. Analisa se o docente tem adotado a proposta da lei 10.639/03 em sala de aula e quais as dificuldades que o mesmo tem tido para adequação dos conteúdos em sala de aula.
Contudo, busca também ressaltar importância do papel do educador para a reconstrução de valores nos quais o aluno negro possa se identificar como participante ativo do processo plural de diversidade cultural da nossa sociedade principalmente através analise das literaturas trabalhadas no ambiente escolar, propondo como ferramenta de estudo em sala de aula a coletânea Cadernos Negro
Descrição:
TORRES, Edileuza da Silva . Cotidiano escolar: cultura afro-brasileira no currículo escolar. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.