Resumo:
O Ensino Médio tem sofrido ao longo dessas duas últimas décadas, profundas transformações resultantes da aplicação de políticas educacionais voltadas para a reelaboração de antigas concepções sobre sua execução e finalidade. No tocante a essas políticas, destaca-se, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), idealizado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) e recentemente inserido nas escolas públicas. Face essas considerações, este projeto de pesquisa se propôs a refletir sobre a experiência de implantação do ProEMI na Escola Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira, situada na cidade de João Pessoa - Paraíba. Por se tratar de um estudo de caso que utiliza elementos da pesquisa qualitativa, optou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa investigou o processo de conhecimento do ProEMI pela equipe gestora, a organização estrutural da escola, o redesenho curricular e a aceitação da educação em tempo integral pelos estudantes. Constatou-se que, há um distanciamento entre as orientações do Programa e as condições em que este é desenvolvido na escola, comprometendo o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras que garantam à formação integral dos estudantes
Descrição:
SANTOS, Vanúbia Pontes dos . Programa ensino médio inovador: do projeto à prática. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.