Resumo:
Este trabalho aborda a temática da importância da motivação dos professores da rede estadual de ensino. A partir da análise do que já estava previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e inseridas no recente Plano Nacional de Educação (PNE), precipuamente nas metas referente à valorização do professor e formação continuada. O objetivo desse estudo é verificar através de pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João da Cunha Vinagre, os aspectos que atrapalham a interação dos professores na escola, o bem estar da comunidade escolar, a participação dos sujeitos da pesquisa em formação continuada e a perspectiva profissional destes professores. Na fundamentação teórica, utilizou-se os seguintes autores: Bakhtin (2011), Mitchell (1982), Bruce (2006), Albano (2010), entre outros. Os resultados obtidos apontam que a educação necessita urgentemente de planos que possuam efetividade, de mudanças que tragam a comunidade escolar para a escola, afinal os pais também precisam participar. Por isso, faz-se necessário uma conscientização social, que gere reflexão e permita o desenvolvimento da profissão de professor, com qualidade de trabalho, de vida, de salário, e acima de tudo, o reconhecimento da importância
da profissão pela sociedade. Conclui-se que existe previsão legal, existe conhecimento pedagógico e doutrinário afirmando que há a necessidade de motivação e valorização do professor, contudo falta cumprimento das normas, efetividade nas ações, fiscalização e controle por parte do poder público
Descrição:
SOUZA, Keilla Mara do Nascimento. Motivação dos professores: um estudo de caso no contexto da rede estadual de ensino da Paraíba. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.