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Motivação dos professores: um estudo de caso no contexto da rede estadual de ensino da Paraíba

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dc.contributor.author Souza, Keilla Mara do Nascimento
dc.date.accessioned 2016-05-04T17:36:45Z
dc.date.available 2016-05-04T17:36:45Z
dc.date.issued 2016-05-04
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9626
dc.description SOUZA, Keilla Mara do Nascimento. Motivação dos professores: um estudo de caso no contexto da rede estadual de ensino da Paraíba. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda a temática da importância da motivação dos professores da rede estadual de ensino. A partir da análise do que já estava previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e inseridas no recente Plano Nacional de Educação (PNE), precipuamente nas metas referente à valorização do professor e formação continuada. O objetivo desse estudo é verificar através de pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João da Cunha Vinagre, os aspectos que atrapalham a interação dos professores na escola, o bem estar da comunidade escolar, a participação dos sujeitos da pesquisa em formação continuada e a perspectiva profissional destes professores. Na fundamentação teórica, utilizou-se os seguintes autores: Bakhtin (2011), Mitchell (1982), Bruce (2006), Albano (2010), entre outros. Os resultados obtidos apontam que a educação necessita urgentemente de planos que possuam efetividade, de mudanças que tragam a comunidade escolar para a escola, afinal os pais também precisam participar. Por isso, faz-se necessário uma conscientização social, que gere reflexão e permita o desenvolvimento da profissão de professor, com qualidade de trabalho, de vida, de salário, e acima de tudo, o reconhecimento da importância da profissão pela sociedade. Conclui-se que existe previsão legal, existe conhecimento pedagógico e doutrinário afirmando que há a necessidade de motivação e valorização do professor, contudo falta cumprimento das normas, efetividade nas ações, fiscalização e controle por parte do poder público pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eliete Correia dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Motivação dos professores pt_BR
dc.subject Valorização profissional pt_BR
dc.title Motivação dos professores: um estudo de caso no contexto da rede estadual de ensino da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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