Resumo:
Por considerarmos a Geometria parte indispensável no ensino da Matemática, realizamos esse
trabalho visando analisar se através da construção de polígonos usando canudos os alunos
teriam mais facilidade de perceber os elementos da Geometria e entender algumas definições
geométricas. Para isso, realizamos uma pesquisa com uma turma de sétimo ano do ensino
fundamental. Essa pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Reitor
Edvaldo do Ó, na cidade de Campina Grande, Paraíba, na forma de Oficina Os Canudos no
ensino da Geometria Plana. Esta se deu em dois encontros, nos quais foram construídos
triângulos e quadriláteros de diferentes tipos. A partir das construções trabalhamos definições,
conceitos e propriedades. Avaliamos como satisfatório o resultado quanto à contribuição dos
Canudos como recurso metodológico. Falando em termos de processo de aprendizagem,
nosso objetivo principal, concluímos que usar os Canudos como recurso facilitou a
compreensão e contribui para tal. Após o trabalho, a maioria dos alunos que participou da
Oficina foi capaz de identificar e diferenciar os tipos de triângulos, entre outros fatores.
Descrição:
CORREA, U. L. D.
O estudo da geometria plana através de canudos: fazendo e aprendendo. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.