Resumo:
Diante da atual política educacional, caracterizada pela centralidade no currículo e no jovem a formação continuada de professores se insere como fator de relevância frente às demandas e implicações do cenário social vigente. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar a formação continuada à luz do olhar de professores (as) do curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Polo João Pessoa. A discussão sobre a temática não é recente, originou-se na década de 1990 e aqui no Brasil culminou com a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. O estudo apontou para duas perspectivas distintas: uma de professores (as) que visualizaram a relevância da formação enquanto espaço de reflexão necessária para a renovação de suas práticas e outra de professores (as) que chegaram à formação com a expectativa de conhecer novas metodologias e práticas de ensino possíveis de trabalhar os conteúdos em sala de aula. Principalmente mostrou que pensar a educação na atual conjuntura, significa conhecer os sujeitos que estão inseridos no espaço escolar e que é a partir do conhecimento desse indivíduo, que será possível produzir novas práticas, novas metodologias
Descrição:
CHAGAS, Joenneide Alves das. Formação continuada: o olhar de professores(as) do courso de especialização “fundamentos da educação: práticas pedagógicas interdiciplinares” – Polo João Pessoa. 2014. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.