UEPB - Repositório Digital

A importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Juliana Pereira da
dc.date.accessioned 2016-05-06T16:14:21Z
dc.date.available 2016-05-06T16:14:21Z
dc.date.issued 2015-05-12
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9666
dc.description Silva, J. P. da. A importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. 2015. 56f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é originário de uma pesquisa de campo que foi realizada em uma Escola Pública Municipal da Cidade de Remígio – PB. Esta pesquisa objetiva discutir a importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. Além de analisar a importância que a escola de educação infantil atribui às atividades lúdicas; Buscamos indícios para verificar se as escolas de Educação Infantil oferecem oportunidades para o desenvolvimento e aprendizagem através de atividades lúdicas. Na perspectiva de compreender a importância que as escolas de Educação atribuem às atividades lúdicas e se proporcionam oportunidades para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças é que surgiu o interesse para a realização da presente pesquisa. A partir de uma abordagem qualitativa, com observação participante, conversa informais com as professoras e a gestora e aplicação de uma entrevista semi-estruturada. A pesquisa busca uma análise da realidade e está fundamentada nos referenciais teóricos: Arìes (1981), Brasil (1998), Freire (1996), Golbenberg (2007), Kramer (1993), Kishimoto (1997), Melo (2009), Minayo (1995), Oliveira (2002), Vigotsky (1987, 2014), entre outros autores que dão suporte a nossa pesquisa. A pesquisa demonstrou que na realização de jogos e brincadeiras, as crianças sentem-se felizes, alegres, participam ativamente do que é proposto e neste momento surge à criatividade, entram no mundo da imaginação, desenvolve a fala, a interação com colegas e adultos que participam de momentos lúdicos, levando as crianças a desenvolverem aquilo que ainda não fariam sozinhas, ou seja, a zona de desenvolvimento proximal. Neste sentido a prática pedagógica das professoras é bem diversificada, pudemos notar a presença de atividades lúdicas que envolvem as várias linguagens importantes para o desenvolvimento das crianças que estão na educação infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nelsânia Batista da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta