Resumo:
As pessoas estão tendo cada vez mais acesso às tecnologias, ou seja, a sociedade de hoje em dia é considerada a sociedade da informação. E no contexto escolar não é diferente, isto é, as mídias digitais estão cada vez mais fazendo parte do contexto escolar, tornando-se uma importantíssima ferramenta para uma melhoria na relação ensino/aprendizagem, onde a colaboração entre professor e aluno é elemento norteador. Dessa forma, o estudo teve como objetivo geral concluir se é mito ou realidade a utilização das mídias como ferramenta de contribuição para a melhoria na relação ensino/aprendizagem, na Escola Estadual Azorceriz Pires Ferreira. Para isso, foi realizada uma pesquisa de forma quantitativa exploratória, através de um questionário que foi aplicado aos alunos do 4º ano e aos professores da escola em estudo. De todos os itens analisados e relacionados com a utilização das mídias digitais na melhoria na relação ensino/aprendizagem e que se destacam como sendo, a participação dos alunos nas aulas, maior interação entre professores e alunos, possibilitar aos alunos relacionar
teoria e prática, diminuição da evasão escolar, sucesso escolar, flexibilização na relação
professor/aluno, melhor fixação do assunto abordado; todos tiveram respostas positivas tanto na opinião dos professores quanto dos alunos. Portanto, concluímos que a utilização das mídias digitais como ferramenta de contribuição para a melhoria na relação ensino/aprendizagem, na Escola Azorceriz Pires Ferreira, é uma realidade.
Descrição:
MENDES, Jailton Bezerra. A utilização das mídias digitais como ferramenta de contribuição para a melhoria na relação ensino/aprendizagem. Mito ou realidade? O caso da escola Azorceriz Pires Ferreira. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.