Resumo:
Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada à utilização do tablet como
instrumento pedagógico nas atividades educacionais da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio João Roberto Borges de Sousa. Participaram da pesquisa 22
professores do Ensino Médio Regular (diurno) e Ensino Médio da EJA (noturno) que
receberam ou não o tablet educacional. O objetivo desta pesquisa foi analisar o
contexto de ensino e aprendizagem dos docentes e discentes da referida escola, em
relação às práticas pedagógicas através do uso dos tablets educacionais. No decorrer da
investigação foi destacada a importância do uso didático-pedagógico dos tablets
Educacionais no cotidiano escolar contemporâneo. A metodologia utilizada teve por
base a pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva com abordagem qualitativa.
Reflete as práticas educativas nas escolas públicas estaduais paraibanas e as relações
interpessoais que implicam nas ações do processo ensino-aprendizagem. Contextualiza
as condições oferecidas aos professores da rede estadual para a utilização desta
ferramenta tecnológica, entrelaçando as variáveis investigadas que se relacionam com
as categorias de melhorias do uso dos tablets e com suas dificuldades de inclusão como
ferramenta pedagógica nas práticas educativas de sala de aula.
Descrição:
MARTINS, Maria do Socorro Ideião Bezerra. A utilização do tablet como instrumento pedagógico na escola estadual de ensino fundamental João Roberto Borges Sousa. 2014. 65f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.