Resumo:
A prática pedagógica do ensino de ciências para o ensino fundamental II passa por uma mudança de paradigma, devido ao rápido desenvolvimento tecnológico e a consequente difusão das informações. Para que se atenda o que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), assim como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o professor deve dispor de recursos didáticos e metodológicos para atingir o objetivo de, através da construção do conhecimento, formar o individuo com visão de mundo ampla e crítica, que apresente a capacidade de transformar a realidade a sua volta, apresentando fluência nas novas tecnologias e conceitos científicos. A formação do indivíduo se inicia no ensino fundamental, e o presente trabalho objetiva demonstra a importância da realização de aulas práticas na compreensão de conceitos teóricos na disciplina de ciências ara turmas da 8ª série do ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) abordando o tema utilizando materiais do seu cotidiano buscando a contextualização.
Descrição:
TEIXEIRA NETO, Carlos Santos Pinon. Relevância de aulas experimentais para o aprendizado de ciências nas turmas da educação de jovens e adultos . 2014. 39f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.