Resumo:
Há uma grande divulgação de incentivo para o uso dos tablets na escola, mas, na prática, ainda não se vê a aplicabilidade efetiva deste recurso. Um dos empecilhos notados é a resistência dos professores como também, a falta de conteúdo curricular digital adequado para o seu uso. Esta pesquisa averigua se as tecnologias da informação, mais precisamente o tablet, funcionam como ferramenta viável no ensino de física aos alunos do Ensino Médio. Busca-se esclarecer se o mundo digital desenvolve a curiosidade científica e se isto poderia motivá-los para a disciplina. A pesquisa tem uma abordagem, quantitativa / qualitativa e utilizou-se como um dos instrumentos de coleta, uma entrevista dirigida. Foi aplicado também, um questionário de cunho quantitativo a um grupo (uma amostra) de alunos do ensino médio e outro a um grupo com 4 professores de física da Escola Estadual Olivina Olívia; Foram analisadas as respostas, confrontadas entre si e com a bibliografia adotada, aqui, sobre o tema. Chegando-se a uma conclusão sobre as possíveis contribuições no uso do tablet como veículo capaz (ou não) de despertar e estimular o interesse pela Física. Percebe-se aqui que o tablet, embora tenha sido fornecido pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, de forma gratuita, é pouco usado pelos alunos em relação a outras tecnologias que se encontram ao alcance destes, e que isto também se aplica aos professores
Descrição:
FONSÊCA, Roberio Cavalcante da. Mídias tecnológicas: o uso do tablet no ensino de física em escola pública. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.