UEPB - Repositório Digital

Mídias tecnológicas: o uso do tablet no ensino de física em escola pública

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fonsêca, Roberio Cavalcante da
dc.date.accessioned 2016-05-10T18:52:16Z
dc.date.available 2016-05-10T18:52:16Z
dc.date.issued 2016-05-10
dc.identifier.other CDD 302.23
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9696
dc.description FONSÊCA, Roberio Cavalcante da. Mídias tecnológicas: o uso do tablet no ensino de física em escola pública. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Há uma grande divulgação de incentivo para o uso dos tablets na escola, mas, na prática, ainda não se vê a aplicabilidade efetiva deste recurso. Um dos empecilhos notados é a resistência dos professores como também, a falta de conteúdo curricular digital adequado para o seu uso. Esta pesquisa averigua se as tecnologias da informação, mais precisamente o tablet, funcionam como ferramenta viável no ensino de física aos alunos do Ensino Médio. Busca-se esclarecer se o mundo digital desenvolve a curiosidade científica e se isto poderia motivá-los para a disciplina. A pesquisa tem uma abordagem, quantitativa / qualitativa e utilizou-se como um dos instrumentos de coleta, uma entrevista dirigida. Foi aplicado também, um questionário de cunho quantitativo a um grupo (uma amostra) de alunos do ensino médio e outro a um grupo com 4 professores de física da Escola Estadual Olivina Olívia; Foram analisadas as respostas, confrontadas entre si e com a bibliografia adotada, aqui, sobre o tema. Chegando-se a uma conclusão sobre as possíveis contribuições no uso do tablet como veículo capaz (ou não) de despertar e estimular o interesse pela Física. Percebe-se aqui que o tablet, embora tenha sido fornecido pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, de forma gratuita, é pouco usado pelos alunos em relação a outras tecnologias que se encontram ao alcance destes, e que isto também se aplica aos professores pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rochane Villarim de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mídias tecnológicas pt_BR
dc.subject Tablet pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title Mídias tecnológicas: o uso do tablet no ensino de física em escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta