dc.contributor.author |
Araújo, Ana Lúcia Castro de |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-10T18:56:21Z |
|
dc.date.available |
2016-05-10T18:56:21Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9698 |
|
dc.description |
ARAÚJO, Ana Lúcia Castro de. A linguagem no contexto educacional. 2014. 27f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo investigar o comportamento linguístico no contexto educacional, partindo do pressuposto de que as dificuldades de comunicação em sala de aula são de cunho sociológico e estão intrinsecamente ligadas às ideologias que defendem unicamente a norma culta em detrimento de outras variações linguísticas. Através dos arcabouços teóricos de Soares (2000) e Palomo (2014), adotamos a concepção de linguagem como forma de interação e através dela apresentamos as supostas diferenças entre os comportamentos linguísticos de professores e alunos no contexto escolar, e como essas diferenças podem influenciar no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Para tanto, nos atemos às pesquisas bibliográficas e documentais, verificando as concepções teóricas acerca dessas diferenças linguísticas na relação dialógica em sala de aula. A partir de um diagnóstico preciso, comunidades escolares podem utilizá-lo como indicador sobre quais comportamentos poderiam ser alterados visando à melhora dos índices de aprendizagem |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Giuliana Dias Vieira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento linguístico |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.title |
A linguagem no contexto educacional |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |