Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar o comportamento linguístico no contexto educacional, partindo do pressuposto de que as dificuldades de comunicação em sala de aula são de cunho sociológico e estão intrinsecamente ligadas às ideologias que defendem unicamente a norma culta em detrimento de outras variações linguísticas. Através dos arcabouços teóricos de Soares (2000) e Palomo (2014), adotamos a concepção de linguagem como forma de interação e através dela apresentamos as supostas diferenças entre os comportamentos linguísticos de professores e alunos no contexto escolar, e como essas diferenças podem influenciar no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Para tanto, nos atemos às pesquisas bibliográficas e documentais, verificando as concepções teóricas acerca dessas diferenças linguísticas na relação dialógica em sala de aula. A partir de um diagnóstico preciso, comunidades escolares podem utilizá-lo como indicador sobre quais comportamentos poderiam ser alterados visando à melhora dos índices de aprendizagem
Descrição:
ARAÚJO, Ana Lúcia Castro de. A linguagem no contexto educacional. 2014. 27f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.