Resumo:
Atualmente a violência é um problema presente nos vários espaços sociais consequentemente nas Escolas, a escola como principal setor que promove educação deve trabalhar formas de favorecer uma cultura de paz através de práticas pedagógicas que promovam a alteridade nas relações escolares. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo buscando perceber como as práticas de alteridade podem auxiliar no processo de formação dos educandos do ensino fundamental sendo trabalhada em uma Escola pública do ensino fundamental da cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa investigou os professores do Ensino fundamental I e II da referida escola através de questionário. Para concretizar o estudo foram utilizadas as pesquisas bibliográficas e a pesquisa de campo. As informações bibliográficas constituem como suporte de argumentação na presente pesquisa, a pesquisa girou em torno de conceitos como Alteridade, cuidar, educar, ambiente acolhedor, professor, cultura de paz, os conceitos foram construídos a partir de autores como Baptista(2005), Boff(1999), Freire(2006), Gadotti(2002), permitindo concluir práticas de alteridade são essenciais para a melhor convivência em sala de aula, possibilitando mudanças na sociedade atual, permitindo aos indivíduos a construção de uma cultura de paz. A pesquisa de campo demonstrou que apesar dos educadores perceberem a necessidade de se trabalhar a formação moral dos educandos para que estes sejam capazes de conviver em harmonia, sentem dificuldade para tratar e trabalhar esse tema no cotidiano escolar
Descrição:
QUEIRÓZ, Geyce Loryn Oliveira de. A alteridade como critério para cuidar e educar no ensino fundamental. 2014. 57f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.