UEPB - Repositório Digital

A alteridade como critério para cuidar e educar no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiróz, Geyce Loryn Oliveira de
dc.date.accessioned 2016-05-10T19:00:02Z
dc.date.available 2016-05-10T19:00:02Z
dc.date.issued 2016-05-10
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9703
dc.description QUEIRÓZ, Geyce Loryn Oliveira de. A alteridade como critério para cuidar e educar no ensino fundamental. 2014. 57f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente a violência é um problema presente nos vários espaços sociais consequentemente nas Escolas, a escola como principal setor que promove educação deve trabalhar formas de favorecer uma cultura de paz através de práticas pedagógicas que promovam a alteridade nas relações escolares. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo buscando perceber como as práticas de alteridade podem auxiliar no processo de formação dos educandos do ensino fundamental sendo trabalhada em uma Escola pública do ensino fundamental da cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa investigou os professores do Ensino fundamental I e II da referida escola através de questionário. Para concretizar o estudo foram utilizadas as pesquisas bibliográficas e a pesquisa de campo. As informações bibliográficas constituem como suporte de argumentação na presente pesquisa, a pesquisa girou em torno de conceitos como Alteridade, cuidar, educar, ambiente acolhedor, professor, cultura de paz, os conceitos foram construídos a partir de autores como Baptista(2005), Boff(1999), Freire(2006), Gadotti(2002), permitindo concluir práticas de alteridade são essenciais para a melhor convivência em sala de aula, possibilitando mudanças na sociedade atual, permitindo aos indivíduos a construção de uma cultura de paz. A pesquisa de campo demonstrou que apesar dos educadores perceberem a necessidade de se trabalhar a formação moral dos educandos para que estes sejam capazes de conviver em harmonia, sentem dificuldade para tratar e trabalhar esse tema no cotidiano escolar pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alteridade pt_BR
dc.subject Cuidar e Educar pt_BR
dc.subject Ambiente acolhedor pt_BR
dc.title A alteridade como critério para cuidar e educar no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta