Resumo:
Este trabalho tem por objetivo compreender a utilização da robótica educacional e também suprir a necessidade e a oportunidade de se aprender de Física de maneira mais prazerosa e eficaz na sala de aula a partir da experiência de ensino e aprendizado dos alunos da Escola Estadual José do Patrocínio da cidade de João Pessoa. Tal reflexão se deu através de um projeto desenvolvido com alunos do 3º ano da referida escola, utilizando-se dos “Kits de Robótica Educacional” oferecidos pelo Governo do Estado da Paraíba, com experimentos voltados para o conteúdo de energia, por ser este um tema muito aplicado no dia a dia e fácil entendimento pelos alunos. Com a realização deste trabalho evidenciou-se que a motivação dos alunos melhorou a aprendizagem dos conteúdos ministrados, sendo observado em toda etapa do trabalho tanto o entusiasmo e a curiosidade dos alunos participantes do projeto como também dos alunos da escola que não participaram diretamente, quando da realização da culminância do mesmo e apresentação dos resultados.
Descrição:
PEREIRA, Manoel Cleodenon Mendes. Aprendendo física através da robótica educacional. 2014. 25f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.