Resumo:
O referente trabalho tem como objetivo problematizar a formação dos
professores da escola Emília Cavalcante Neta no âmbito da formação pedagógica em educação do campo, a escola está localizada no distrito de Lerolândia, zona rural de Santa Rita, um território marcado pela presença da monocultura da cana-de-açúcar. A pesquisa tem como foco refletir a ausência de formação em educação do campo, onde temos uma escola presente na zona rural, mas os professores se baseiam na formação urbana. Além disso, temos outras dificuldades apresentadas como a falta de infraestrutura na escola, problemas com o transporte escolar que levam os estudantes do
sítio para a escola. A revisão bibliográfica possibilitou compreender as discussões teóricas sobre a educação do campo e seus conceitos. Entrevistas com professores da escola estabeleceu um olhar critico desta temática. Além de todas as dificuldades que a escola encontra e a falta de vontade política da secretária de educação são obstáculos que impossibilita esta formação para os docentes da escola Emília Cavalcante de Morais Neta.
Descrição:
CLAUDIO, Ronielle Carneiro. Problematizando a ausência de formação continuada em educação do campo com os professores da escola Emília Cavalcante de M Neta . 2014. 46f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.