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O presente trabalho se propôs verificar a compreensão do professor de Ensino Fundamental I acerca das dificuldades de aprendizagem, objetivando contribuir para um melhor entendimento do papel da escola em relação a essa questão.
A pesquisa de caráter qualitativo utilizou como metodologia, para coleta dos dados, a entrevista semiestruturada. A mesma foi realizada de Fevereiro a Abril de 2015. Para fundamentar a discussão utilizamos como aporte teórico os estudiosos Fonseca (2009), Leontiev (2005), Patto (1999), Scoz (2001), Edit e Tuleski (2007), dentre outros. Os resultados apontam que não há uma compreensão precisa por parte das professoras sobre as dificuldades de aprendizagem e que estas atribuem as mesmas às crianças ou à família destas. Entendemos que essa compreensão traz prejuízos aos educandos, uma vez que compreendida como causa orgânica, ignora-se que o sujeito é um ser não apenas biológico, mas também histórico, que aprende por meio das relações de mediação e se essas não forem suficientes e adequadas não proporcionarão a aprendizagem, e, portanto, deixa de se considerar, também, que cada sujeito é único e particular e possui um modo e um ritmo de aprender. |
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