Resumo:
O Ensino da Matemática enfrenta desafios no que diz respeito à significação do que é
ensinado e do que é aprendido. A forma de amenizar essa situação é a contextualização e o
uso da diversificação no processo de ensino –aprendizagem. O presente estudo é uma reflexão
a respeito das práticas de ensino e concepções dos professores e alunos do Ensino Médio da
E.E.E.F.M. Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, Belém – PB com relação a
diversificação no ensino da Matemática através do Projeto CALCULANDO. Para a pesquisa,
foi feita uma revisão da literatura, um estudo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais,
bem como das idéias de vários autores acerca das inovações no ensino da Matemática. Foram
entrevistados alunos e professores da referida escola, a fim de investigar os resultados obtidos
através do Projeto citada, assim como as concepções que alunos e professores têm em relação
a essa prática e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa teve como
objetivo foi investigar o uso da diversificação nas práticas dos professores da rede pública do
Ensino Médio voltadas ao uso de recursos tecnológicos e lúdicos bem como as concepções
que alunos e professores têm dessas práticas e suas implicações no processo ensinoaprendizagem.
Descrição:
VIEIRA, Jussara Maria dos Santos. Calculando: diversificação no processo de ensino-aprendizagem de matemática no Ensino Médio. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]