Resumo:
Propomos estudar os conflitos escolares em sua relação com a dinâmica escolar para entender dois processos fundamentais que envolvem o conflito na vida social e escolar. E para tanto é preciso compreender dois processos fundamentais dentro da estrutura dos conflitos escolares: o primeiro consiste em perceber o conceito de conflito e o de conflito escolar. O segundo consiste em perceber o processo da institucionalização da Escola até a construção de uma cultura de paz, passando pela resolução de conflitos que envolvem a mediação. E assim, defende-se que para a resolução dos conflitos é necessário a sua devida problematização, sem a qual não é possível resolvê-la. Para viabilizar essa construção ideológica de uma cultura de paz por meio da problematização utilizamos de artigos e bibliografias sobre o tema
Descrição:
VASCONCELOS, Maria Noelma Oliveira de. Conflitos escolares e uma escola participativa: a construção da mediação na resolução dos conflitos dentro da escola. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.