Resumo:
Este projeto busca perceber as relações do preconceito racial e observar o comportamento de professoras do ensino fundamental de uma escola estadual frente a essa temática. Muito tem se falado em inclusão social, valorização das etnias, cotas para negros, porém é visto que esse é um problema histórico no Brasil, vem desde o seu descobrimento. Nos livros didáticos observa-se que durante a colonização, os europeus, introduziram seus costumes, tornando a “raça negra”, oriunda principalmente da África, escravo do branco. O objetivo é verificar as abordagens de temas afrodescendentes no cotidiano escolar, observando a implementação da Lei 10.639/03 e sua efetivação, pois é visto que a sociedade através da educação precisa buscar meios de mudar essa realidade, buscar heróis e acontecimentos positivos que proporcione o engrandecimento da cultura negra, deixando de lado narrativas preconceituosas de escravidão e pobreza. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, contudo, verifica-se que essa pesquisa se aproxima de um Estudo de Caso, já que foi realizada uma observação das atividades desenvolvidas pelas professoras da Escola Porto.
Descrição:
FARIAS, Alípio Magno Oliveira. A educação das relações étnico-raciais: a experiência da escola estadual porto em João Pessoa/PB. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.