UEPB - Repositório Digital

Avaliação: concepções e práticas escolares

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Felismino, Vera Lucia Sousa
dc.date.accessioned 2016-05-12T19:36:14Z
dc.date.available 2016-05-12T19:36:14Z
dc.date.issued 2016-05-12
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9783
dc.description FELISMINO, Vera Lucia Sousa. Avaliação: concepções e práticas escolares. 2014. 25f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Uma das atividades mais questionáveis no âmbito escolar é o processo avaliativo. Por anos a escola lida com as questões que envolvem o processo de aprendizagem/avaliação. Na nossa prática diária em sala de aula o que observamos é a constante reprovação de crianças e adolescentes. As justificativas da escola, quase sempre, reduzem-se à falta de interesse das crianças e à distração nas aulas. Além disso a escola costuma jogar para os pais a culpa pelo fracasso dos filhos. Sendo assim, nosso trabalho tem o objetivo de discutir as concepções e práticas que estão mais presentes no cotidiano escolar a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Acreditamos que a avaliação é espaço de mediação, aproximação, diálogo entre formas de ensino dos professores e percursos de aprendizagens dos alunos, servindo para orientar o docente a ajustar seu fazer didático. Para tanto, é preciso desenvolver uma nova postura avaliativa exige constantes mudanças na prática da avaliação e rompimento com a cultura da memorização, classificação, seleção e exclusão tão presente no sistema de ensino pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagens pt_BR
dc.subject Práticas escolares pt_BR
dc.title Avaliação: concepções e práticas escolares pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta