Resumo:
Uma das atividades mais questionáveis no âmbito escolar é o processo avaliativo. Por anos a escola lida com as questões que envolvem o processo de aprendizagem/avaliação. Na nossa prática diária em sala de aula o que observamos é a constante reprovação de crianças e adolescentes. As justificativas da escola, quase sempre, reduzem-se à falta de interesse das crianças e à distração nas aulas. Além disso a escola costuma jogar para os pais a culpa pelo fracasso dos filhos. Sendo assim, nosso trabalho tem o objetivo de discutir as concepções e práticas que estão mais presentes no cotidiano escolar a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Acreditamos que a avaliação é espaço de mediação, aproximação, diálogo entre formas de ensino dos professores e percursos de aprendizagens dos alunos, servindo para orientar o docente a ajustar seu fazer didático. Para tanto, é preciso desenvolver uma nova postura avaliativa exige constantes mudanças na prática da avaliação e rompimento com a cultura da memorização, classificação, seleção e exclusão tão presente no sistema de ensino
Descrição:
FELISMINO, Vera Lucia Sousa. Avaliação: concepções e práticas escolares. 2014. 25f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.