Resumo:
Atualmente, as empresas atuam em um cenário de competitividade muito forte, para se
sobressaírem às mesmas buscam melhorias em seus processos e no lançamento de novos
produtos/serviços visando à criação de valor para o cliente e desta forma obter vantagem
competitiva, sendo assim a inovação passa a ser elemento de diferenciação estratégica para o
sucesso corporativo. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as
estratégias de gestão inovadoras utilizadas pela empresa Porto Seguro no mercado segurador
para gerar vantagem competitiva. Para isso, este estudo utilizou a pesquisa descritiva com
abordagem quanti-qualitativa, além de um estudo de caso, tendo como ferramenta básica para
a coleta de dados a aplicação de questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados
apontaram que a inovação é utilizada pela empresa para garantir um bom atendimento tanto
ao segurado quanto ao corretor de seguro, identificando as necessidades dos clientes e
ofertando serviços diferenciados. Conclui-se, portanto, que a empresa estudada busca inovar
no melhoramento de seus serviços através de sistemas integrados de gestão, ficando evidente
o destaque da mesma no ramo de automóveis. No entanto, a organização tem monitorado
outras oportunidades de negócio no mercado, buscando atuar em outros seguimentos para
ofertar mais e melhores serviços e, com isso, ampliar sua a carteira de clientes e gerar mais
lucros.
Descrição:
LACERDA, F. G. Inovação como vantagem competitiva no Mercado Segurador: um Estudo de Caso na Empresa Porto Seguro. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.