Resumo:
A tecnologia tem provocado mudanças na sociedade, à atenção das pessoas tem-se voltado para novos meios de interação, o que se supõe, também, possibilidades na relação ensino/aprendizagem. A aplicação de recursos tecnológicos na educação consiste em uma nova alternativa mediadora da aprendizagem. É com essa perspectiva que a informática, como ferramenta de apoio, tende a ser cada vez mais utilizada nas instituições de ensino. E com esse olhar, a proposta é investigar o ensino de Química, observando a aprendizagem de alunos repetentes com a utilização da tecnologia de ensino, segundo a percepção desses alunos. Além de identificar os resultados da aprendizagem, levantar as perspectivas versus realidade do uso de novas tecnologias e dificuldades no aprendizado, tendo em vista futuro desenvolvimento de estratégias de ensino. A princípio foi feito um estudo exploratório do tema seguido com a utilização de um teste de sondagem com os alunos, dando continuidade com a ferramenta tecnológica, os jogos online na turma de 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Antônio Batista Santiago na cidade de Itabaiana - PB. Os resultados mostraram-se satisfatórios quanto ao aprendizado, podendo-se então constatar o interesse dos alunos e a validade de explorar conteúdos da química através do lúdico.
Descrição:
SILVA, Marciana Moreira da. O uso da tecnologia como processo facilitador para o ensino de Química. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]