dc.contributor.author |
Silva, Marciana Moreira da |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-25T11:12:50Z |
|
dc.date.available |
2016-05-25T11:12:50Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 303.483 3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9869 |
|
dc.description |
SILVA, Marciana Moreira da. O uso da tecnologia como processo facilitador para o ensino de Química. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A tecnologia tem provocado mudanças na sociedade, à atenção das pessoas tem-se voltado para novos meios de interação, o que se supõe, também, possibilidades na relação ensino/aprendizagem. A aplicação de recursos tecnológicos na educação consiste em uma nova alternativa mediadora da aprendizagem. É com essa perspectiva que a informática, como ferramenta de apoio, tende a ser cada vez mais utilizada nas instituições de ensino. E com esse olhar, a proposta é investigar o ensino de Química, observando a aprendizagem de alunos repetentes com a utilização da tecnologia de ensino, segundo a percepção desses alunos. Além de identificar os resultados da aprendizagem, levantar as perspectivas versus realidade do uso de novas tecnologias e dificuldades no aprendizado, tendo em vista futuro desenvolvimento de estratégias de ensino. A princípio foi feito um estudo exploratório do tema seguido com a utilização de um teste de sondagem com os alunos, dando continuidade com a ferramenta tecnológica, os jogos online na turma de 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Antônio Batista Santiago na cidade de Itabaiana - PB. Os resultados mostraram-se satisfatórios quanto ao aprendizado, podendo-se então constatar o interesse dos alunos e a validade de explorar conteúdos da química através do lúdico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francisca Luseni Machado Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos online |
pt_BR |
dc.title |
O uso da tecnologia como processo facilitador para o ensino de Química |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |