Resumo:
O artigo tem por objetivo discutir a questão da brincadeira na vida das crianças, os
modos como elas são realizadas em sala de aula. A escola que realizamos a
observação foi o Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres
de Aquino na cidade de Mulungu. O texto se baseia em cinco tópicos principais:
primeiro tópico “O lúdico na vida das crianças”; o segundo tópico ”As definições de
brinquedo e brincadeira”; o terceiro tópico “Descrições de algumas brincadeiras da
educação infantil”; o quarto tópico “A brincadeira e suas implicações pedagógicas; e
o quinto tópico “Observação das brincadeiras realizadas na sala da pré-escola. Para
embasar teoricamente este artigo utilizei autores como BERTOLDO e RUSCHEL,
BORBA (2006), FONTANA e CRUZ (1997), FREIRE e SCAGLIA (2009),
KISHIMOTO (1999) e (2009), MOYLES (2002) e (2006), MUNIZ (2014), SILVA
(2011), VIANNA, (2003), o RCNEI (1998) e a DCNEI (2009). . Esta pesquisa se deu
de forma qualitativa, onde foi realizada pesquisa bibliográfica e observação in loco
dos alunos na sala de aula.Com esta pesquisa constatamos a importância da
brincadeira como meio de socialização, de troca de conhecimento, e de mistura de
culturas diferentes
Descrição:
BARROS, H. da S. O lúdico e suas implicações pedagógicas na educação infantil: o brincar como direito da criança. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.