Resumo:
O presente trabalho objetiva discutir o ensino de Língua Portuguesa (LP) a partir das
práticas de Estágio Supervisionado de língua Portuguesa do Curso de Letras da
Universidade Estadual da Paraíba. Para tanto, descrever as etapas do estágio,
desde a sala de aula até a elaboração do relatório final e analisar tais momentos. O
estágio foi realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio, na
cidade de Guarabira/PB. Para a discussão tomamos como referencial teórico, alguns
pressupostos de Bakhtin (2006) sobre linguagem e Antunes (2009), Geraldi (2007),
Murrie (2001) e Marcos Bagno (2009) sobre o ensino de língua portuguesa. A
metodologia, qualitativa, bibliográfico/interpretativista, consistiu de leitura e
interpretação do referencial teórico e das etapas do estágio. O ensino de LP, a partir
da ótica do Estágio Supervisionado – as orientações teóricas na sala de aula, as
observações e as regências de aula – ainda apresenta algum distanciamento entre o
proposto pela teoria e sua efetivação na sala de aula.
Descrição:
SANTOS, C. M. dos. Ensino de língua portuguesa e as práticas do(a) estagiário(a) de Letras: breves discussões. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.