Resumo:
O presente trabalho aborda o tema alfabetização e letramento nos anos iniciais: desafios e
conquistas, que visa analisar a alfabetização como processo de construção numa visão crítica
e transformadora, sendo o aluno agente de sua própria aprendizagem. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfica, onde se buscou em diversas referências o embasamento necessário
para fundamentação teórica das ideias enfocadas na pesquisa e análise de uma turma dos anos
iniciais. A pesquisa bibliográfica foi embasada nos pensamentos de: Kramer, Soares, Ferreiro,
Teberosky e Cagliari entre outros, que foram norteando os resultados do trabalho. Nesse
sentido,o professor não precisa de um método especifico, ele faz seu próprio método, usando
sua criatividade e experiência, levando em conta o que o aluno já traz consigo e se valendo ao
mesmo tempo de diferentes gêneros textuais para contextualização - aprendizagem
sistemática. Com a elaboração desse estudo que se refere ao paradigma teórico, o alfabetizar
letrando, contribuirá para o meu repensar e dos profissionais e estudiosos da área educacional
acerca das práticas pedagógicas em relação a utilização de estratégias diferenciadas de
alfabetização.
Descrição:
SOUZA, S. M.F. F. Alfabetização e letramento nos anos iniciais: Desafios e conquistas. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.