Resumo:
Esse trabalho tem como finalidade refletir sobre a importância da leitura na formação social
do individuo e expor alguns subsídios que poderão favorecer esse processo, inclusive
tornando a leitura prazerosa, de forma especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O
texto ainda apresenta quais os métodos empregados para desenvolver o hábito de ler nessa
fase, visto que há a necessidade de incentivo para que essa motivação ocorra, seja por parte do
professor, da família ou de segmentos da sociedade – grupos em que participa. Abordamos
também a importância das experiências vivenciadas nos períodos dos estágios
supervisionados. A metodologia utilizada se deu através de observações e intervenções feitas
em sala de aula, com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo realizado
está baseado em alguns textos e obras de diversos teóricos. Os resultados nos mostraram a
necessidade de trabalhar a diversidade de textos, de obras diversas, por meio de estratégias
distintas que levem o aluno a desenvolver o gosto pela leitura.
Descrição:
GOMES, R. C. P. Leitura nos anos iniciais: Como tornar permanente e prazerosa. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.