Resumo:
O presente trabalho objetiva evidenciar a importância do brincar como linguagem
essencial da criança. Com o objetivo de demostrar que as brincadeiras são atividades de
estímulo capaz de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e
emocional da criança em idade pré-escolar, foi realizada uma experiência na
modalidade de pesquisa-ação, em que as brincadeiras no universoescolar infantil foram
o foco principal. Como aporte teórico, compartilhamos das contribuições de Piaget e
Vygotsky dentre outros. De acordo com a realidade vivida nas instituições de Educação
Infantil, quanto a prática da brincadeira na atividade docente,buscou-se elaborar uma
proposta que viabilize uma educação que respeite as características da infância,
considerando-as como o alicerce do trabalho educativo eficaz.
Descrição:
FEITOSA, R. K. A. O brincar como linguagem essencial da criança. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.