Resumo:
O presente trabalho apresenta diferentes formas de avaliação ocorridas no processo
educacional e algumas reflexões a partir das mudanças ocorridas ao longo do tempo.
Somamos a isso o contexto da escola, onde encontramos turmas dos anos iniciais onde foi
realizada a pesquisa durante os estágios supervisionados. Além das informações coletadas
nesse estágio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com diversos autores que abordam a
temática. Nessa perspectiva trazemos para o nosso texto alguns exemplos de diferentes
concepções de avaliação, desde a concepção tradicional, perpassando pelas avaliações
nacionais e internacionais, apresentando como exemplo da primeira, a Provinha Brasil e a
ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) e a forma como essa acontece na escola
pesquisada. Para uma melhor compreensão da avaliação dessa última, trazemos para o nosso
trabalho um pouco do que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas ações
para alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, destacando os instrumentos de
avaliação sugeridos pelo programa e a sua avaliação nacional – ANA. Essa pesquisa nos
levou à compreensão do que é de fato uma avaliação diagnóstica, que tem como norte a
progressão do aluno à medida que esse vai avançando em sua aprendizagem, bem como a
reflexão sobre a prática docente que permite propor os desafios que possibilitam esses
avanços e com isso um novo olhar sobre a avaliação nos processos de ensino e aprendizagem.
Descrição:
NELES, R. Q. Avaliação da alfabetização. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.