Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9973
Título: Avaliação da alfabetização
Autor(es): Neles, Raimundo Queiroz
Palavras-chave: Alfabetização
Nacionais
Avaliações
Data do documento: 10-Set-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta diferentes formas de avaliação ocorridas no processo educacional e algumas reflexões a partir das mudanças ocorridas ao longo do tempo. Somamos a isso o contexto da escola, onde encontramos turmas dos anos iniciais onde foi realizada a pesquisa durante os estágios supervisionados. Além das informações coletadas nesse estágio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com diversos autores que abordam a temática. Nessa perspectiva trazemos para o nosso texto alguns exemplos de diferentes concepções de avaliação, desde a concepção tradicional, perpassando pelas avaliações nacionais e internacionais, apresentando como exemplo da primeira, a Provinha Brasil e a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) e a forma como essa acontece na escola pesquisada. Para uma melhor compreensão da avaliação dessa última, trazemos para o nosso trabalho um pouco do que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas ações para alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, destacando os instrumentos de avaliação sugeridos pelo programa e a sua avaliação nacional – ANA. Essa pesquisa nos levou à compreensão do que é de fato uma avaliação diagnóstica, que tem como norte a progressão do aluno à medida que esse vai avançando em sua aprendizagem, bem como a reflexão sobre a prática docente que permite propor os desafios que possibilitam esses avanços e com isso um novo olhar sobre a avaliação nos processos de ensino e aprendizagem.
Descrição: NELES, R. Q. Avaliação da alfabetização. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9973
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raimundo Queiroz Neles.pdfPDF - Raimundo Queiroz Neles77.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.