Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9974
Título: Os gêneros do discurso na compreenção de conteúdos matemáticos em uma turma de 5° ano do ensino fundamental
Autor(es): Mendes, Joelma Vieira
Palavras-chave: Matemática
Ensino
Matemática
Data do documento: 16-Mar-2016
Resumo: O presente trabalho traz uma discussão sobre a importância do trabalho com gêneros do discurso em Matemática. Para isso, recorremos a alguns autores que já trabalham com essa proposta. Na medida em que empreendemos momentos de leituras como Carrasco (2001), Cardoso (2005), fomos descobrindo que a grande dificuldade que existe em compreender os conteúdos matemáticos, vem justamente da forma como esses conteúdos são apresentados em sala de aula. Com efeito, a matemática sempre nos foi posta com certa hierarquia de valor, valor este que sempre a colocou como a vilã entre os componentes curriculares, não permitindo que o aluno se aproximasse dos seus conceitos e questões, e ainda, fazendo com que este se ache sempre incapaz de chegar aos resultados solicitados. Em todo o trabalho vamos também sugerindo estratégias que possam ajudar o professor de matemática do ensino fundamental I a modificar a metodologia do ensino de matemática, motivando o aluno a se encantar com a matemática. Para tanto, além dos autores já citados procuramos fundamentar o nosso trabalho através das contribuições de Bakhtin (2003) e Smole e Diniz (2001).
Descrição: MENDES, J. V. Os gêneros do discurso na compreensão de conteúdos matemáticos em uma turma de 5° ano do ensino fundamental. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9974
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Vieira Mendes.pdfPDF - Joelma Vieira Mendes53.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.