Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10104
Título: Ação e engano em Plauto e Guilherme Figueiredo
Autor(es): Ribeiro, Alba Maria Santos
Palavras-chave: Comédia
Plauto
Guilherme Figueiredo
Estudo comparativo
Data do documento: 5-Mai-2016
Resumo: O objetivo do presente trabalho é desenvolver um estudo comparativo com foco nas ações cômicas e nos enganos provenientes da comédia clássica Anfitrião, atribuída ao comediógrafo latino Plauto, e da moderna Um deus dormiu lá em casa, escrita pelo brasileiro Guilherme Figueiredo. Para tanto, faz-se necessário identificar, descrever e analisar as ações, divididas em ação principal e ações secundárias, assim como os enganos, as peripécias e reconhecimentos. Além disso, pretende-se apontar quais as possíveis funções que o riso dos leitores/espectadores assume em relação às ações praticadas pelas personagens. De acordo com os objetivos apresentados, a pesquisa pode ser definida como bibliográfica. Adota como principais bases teóricas a Poética de Aristóteles (1966), considerada a primeira e mais importante referência em termos de teoria do teatro, bem como em teoria literária. O trabalho também está fundamentado na obra “O riso: ensaio sobre a significação da comicidade”, escrita no século XIX pelo filósofo francês Bergson (1997).
Descrição: RIBEIRO, A. M. S. Ação e engano em Plauto e Guilherme Figueiredo. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10104
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alba Maria Santos Ribeiro.pdf41.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.