Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10108
Título: Afrodita de Isabel Allende: la comida asociada a la sexualidad
Autor(es): Santos, Fláviana de Almeida
Palavras-chave: Gastronomia erótica
Sexo
Tabu
Conto
Receita afrodisíaca
Prazer feminino
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Falar do sexo e do prazer que ele proporciona ainda é um tabu na sociedade atual, mas o prazer do sexo é algo tão natural como o prazer de saborear uma boa comida. Em Afrodita: Cuentos, recetas y otros afrodisíacos, a escritora chilena Isabel Allende rompe com este tabu e trata deste tema com muito humor e como algo que está associado ao sabor e ao paladar a partir de seus contos e das receitas preparadas por Panchita LLona, mãe de Allende e responsável pelo menu afrodisíaco. O objetivo desta investigação é analisar a relação sexo/comida no livro de Allende, mostrando que em determinados momentos esta relação se intensifica tornando quase impossível fazer uma separação entre a gastronomia e erotismo. Por tanto, foi selecionada a obra Afrodita, um livro que mistura a gastronomia com o erotismo que será utilizado como objeto de investigação. O suporte teórico está embasado em María Teresa de La Peña Miaja, (El placer por la comida y la bebida. El libro de buen amor como tratado gastronómico); Pilar Cabanes Jiménez, (La sexualidadenla Europa medieval cristiana); Michel Foucault, 1998 (História de lasexualidad); Michel Foucault, (História de lasexualidad II); Michel Foucault, (História de lasexualidad III). Procura-se evidenciar que o mundo da gastronomia erótica e uma viagem que leva até a sensualidade, aonde os limites entre o amor e o apetite são difusos.
Descrição: SANTOS, F. de A. Afrodita de Isabel Allende: la comida asociada a la sexualidad. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10108
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fláviana de Almeida Santos.pdf875.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.