Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10136
Título: Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino
Autor(es): Sodré, Gabrielly de Melo Cunha
Palavras-chave: Letramento
Gêneros orais
Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O estudo/ensino dos gêneros orais promove um tratamento inovador do processo de ensino e de aprendizagem, que conduz os alunos à mobilização de práticas de letramentos. O objetivo geral deste trabalho é mapear atividades de letramento e práticas letradas mobilizadas no estudo/ensino do gênero mesa-redonda. Os objetivos específicos são descrever a produção final do gênero mesa-redonda de um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II; identificar a contribuição do gênero mesa-redonda para o letramento do alunado; propor um Projeto de Letramento para o estudo/ensino do gênero em foco. Para o embasamento teórico, utilizamos: no tocante ao estudo e ensino dos gêneros orais, Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Antunes (2003) Araújo e Silva (2014) e no tocante à teoria sobre letramento, Koch (2003); Rojo (2009) e Kleiman (2001). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, qualitativa, situada na perspectiva da Linguística Aplicada, em que a pesquisadora foi professora da turma em uma escola pública da Cidade de Campina Grande, Paraíba, por um período de tempo determinado. Durante o processo de ensino-aprendizagem, os alunos apresentaram dificuldades em compreender o gênero oral mesa-redonda, bem como resistência em realizá-lo. Além disso, a falta de recursos tecnológicos na escola, bem como nas salas de aula, não permitiu que o nosso trabalho fosse executado como esperávamos. Portanto, é preciso planejar e executar aulas que envolvam os diversos gêneros textuais que circulam na sociedade, para que possamos minimizar a distância entre o ensino da oralidade e da escrita, promovendo nos alunos as práticas de letramento.
Descrição: SODRÉ, G. de M. C. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10136
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabrielly de Melo Cunha Sodré.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.