Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10212
Título: O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação
Autor(es): Bezerra, Millena Farias
Palavras-chave: Surdo
Libras
Escrita
Língua portuguesa
Ensino
Aprendizagem
Educação especial
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como o ensino da Língua Portuguesa para surdos e sua aprendizagem foram abordados em trabalhos de pósgraduação da Paraíba e estados vizinhos. Entender a Língua Portuguesa como uma segunda língua para o surdo, sendo a Libras sua língua materna, é de extrema importância para compreendermos as peculiaridades existentes na escrita destes. No total foram analisadas quatro dissertações, sendo duas do estado da Paraíba e duas de Pernambuco. Sob a luz de teóricos como Skiliar (1998), Silva (2001), Gesser (2009) e Quadros (2006), dentre outros, propomos uma discussão sobre os aspectos relacionados ao ensino de Língua portuguesa para surdos e como o ensino e a aprendizagem desta modalidade da língua tem acontecido, investigando estes aspectos nos trabalhos de pós- graduação aqui apresentados. Utilizamos uma metodologia de base qualitativa, aliando o estudo de caso à perspectiva documental. A análise dos dados nos permitiu perceber que a Língua Portuguesa ainda tem sido ensinada como língua materna para surdos, e este tem sido, dentre tantos, o maior motivo da falta de progresso, por parte destes, na aquisição da escrita. Contudo, pudemos também ver que há uma preocupação por parte dos professores mestres e doutores, em formar professores mais conscientes e capacitados para lidar com as especificidades existentes na educação dos surdos.
Descrição: BEZERRA, M. F. O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10212
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Millena Farias Bezerra.pdf6.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.