Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10230
Título: A memória discursiva das imagens nas capas de revista sob o olhar da intericonicidade
Autor(es): Farias, Carlos Magno Bezerra de
Palavras-chave: Análise do discurso
Intericonicidade
Capa de revista
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O gênero capa de revista apresenta os acontecimentos polêmicos, expressando seus julgamentos e marcando a posição dos sujeitos discursivos através do uso de elementos linguísticos e imagéticos. Nesta perspectiva, a presente pesquisa propõe lançar um olhar sobre os enunciados imagéticos veiculados nas capas de revista referentes à atuação da presidenta Dilma no panorama político recente, dentro do quadro de funcionamento discursivo das imagens, sob o olhar da noção da intericonicidade, postulada por Courtine (2011), à luz da Análise do Discurso, de vertente pecheutiana. Com relação ao método de análise discursiva, de cunho qualitativo, foram selecionadas duas capas da revista Veja, pelo valor imagético e uma capa da revista Carta Capital, pela histórica oposição à revista Veja. Na materialidade da linguagem visual, analisam-se as relações dialógicas que se estabelecem entre enunciador e leitor dentro de um contexto sócio-histórico. A leitura crítica das capas pode auxiliar no trabalho pedagógico de interpretação da linguagem verbo-visual. Neste sentido, o estudo pretende identificar os sujeitos e confrontar os discursos presentes nas capas da Veja e Carta Capital. Portanto, diante do estudo feito com as concepções pertencentes ao campo teórico da Análise do Discurso, particularmente com o conceito de intericonicidade, pode-se assegurar que as imagens dialogam dentro de uma memória discursiva, na qual reconstroem discursos já ditos.
Descrição: FARIAS, C. M. B de. A memória discursiva das imagens nas capas de revista sob o olhar da intericonicidade. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10230
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Magno Bezerra de Farias.pdf566.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.