Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10367
Título: | A criança negra e a literatura afro-brasileira no cotidiano de docentes e alunos/as nos anos iniciais |
Autor(es): | Silva, Teresa Cristina |
Palavras-chave: | Literatura infantil Literatura afro-brasileira Racismo Identidade da criança |
Data do documento: | 30-Mai-2016 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a importância de se trabalhar com a literatura infantil africana no contexto da escola como espaço de educar e de construir uma identidade positiva e respeitosa em crianças negras e não negras. Nosso objetivo geral é compreender de que maneira os textos literários abordam a questão africana e afro-brasileira na perspectiva da discriminação, do racismo e da identidade da criança negra nos anos iniciais. Tomamos como objeto de estudo a articulação entre a literatura infantil e a educação na discussão da questão étnico-racial nos anos iniciais, mostrando que o viés literário educa. Como referencial teórico, baseamo-nos nos estudos de vários autores, como Munanga (2005), Gomes (2002), Candau (2010), Cavalleiro (2001), entre outros, para discutirmos sobre o racismo, o preconceito e a discriminação acerca de uma educação voltada para as relações étnico-raciais, no sentido de percebermos no viés literário como a questão racial é vista no contexto social brasileiro atual. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, observativa e participante. Para instrumentalizar a pesquisa, utilizamos documentos oficiais, questionários e literaturas infantis afro-brasileiras para a aplicação das oficinas. A pesquisa foi realizada com professoras e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Pequeno Gigante e na Escola Municipal Maria José de Carvalho Sousa, localizadas na cidade de Campina Grande-PB. Desse modo, constatamos que a literatura infantil afro-brasileira e africana, no campo da educação e da pedagogia, contribui de maneira significativa para o cotidiano de professores e alunos por abrir possibilidades de se questionar e discutir conceitos preconceituosos e racistas que permeiam o espaço escolar. Além disso, constitui nos pares sociais o reconhecimento positivo acerca da cultura afro-brasileira e africana, levando-os a compreender que todos nós fazemos parte de uma diversidade étnico-racial. |
Descrição: | SILVA, T. C. A criança negra e a literatura afro-brasileira no cotidiano de docentes e alunos/as nos anos iniciais. 2016. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10367 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Teresa Cristina Silva.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.