Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10448
Título: A perspectiva da educação inclusiva numa escola pública municipal de Campina Grande/ PB
Autor(es): Lucena, Vanessa Maria Villela
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Inclusão Escolar
Formação de Professores
Políticas Educacionais
Data do documento: 28-Mai-2015
Resumo: O presente trabalho monográfico visa refletir sobre quais os espaços que permeiam o conceito de inclusão na escola, como vem ocorrendo a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais em uma escola da rede municipal de Campina Grande/PB e quais as dificuldades encontradas pelos professores no processo de inclusão. Se configura, inicialmente, como uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, como uma pesquisa de campo, cujo objetivo é discutir a formação dos educadores na área de educação especial e analisar as condições de uma escola pública para o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais, a fim de verificar como tem ocorrido o processo de inclusão nas escolas públicas municipais e observar quais as dificuldades encontradas pelos educadores e as alternativas criadas para a superação de tais dificuldades. Baseado em pesquisas desenvolvidas por Aranha (2003), Blanco (2004), Brasil (1998), Cardoso (1995), dentre outros, o estudo discute o conceito e o papel da educação inclusiva, estabelecendo relação entre a realidade escolar no Brasil e o texto legal; aborda a questão do ambiente físico escolar, desde como é o seu planejamento até as barreiras encontradas pelos alunos com necessidades especiais, levando, também, em consideração o currículo, como está sendo a sua adaptação e analisa os questionários aplicados em uma escola pública municipal, em busca de esclarecimentos sobre a real prática inclusiva. O estudo revelou que o campo ainda carece de políticas educacionais que deem conta desse público e que é necessário um maior investimento na formação de professores para que possamos dar conta de uma educação verdadeiramente inclusiva.
Descrição: Lucena, V. M. V. A perspectiva da educação inclusiva numa escola pública municipal de Campina Grande/ PB. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10448
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Maria Villela Lucena.pdf750.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.