Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10459
Título: Leitura no 5º ano: há espaço para o prazer?
Autor(es): Santos, Izôlda Ramalho dos
Palavras-chave: Leitura
Formação de Leitor
Ensino Fundamental
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho trata do espaço que é dado à leitura por prazer em turmas de 5º Ano. O objetivo geral foi analisar a atenção que é dada por professores e alunos de turmas de 5º Ano à leitura por prazer. Para tanto foram tomados como objetivos específicos: Apresentar concepções de leitura; Refletir sobre o papel do professor na formação de leitores; Apresentar orientações didáticas para formação de leitores; Refletir sobre a importância da leitura por prazer nos anos iniciais do ensino fundamental; Verificar propostas de leitura por professores a alunos de 5º ano. Inicialmente, foi produzido um texto de fundamentação teórica para o qual se recorreu a autores como Koch e Elias (2010), Cagliari (2010), Meirelles (2010), Soares (2008, 2005), dentre outros. A pesquisa foi realizada numa escola pública da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB, contando com a participação de duas professoras e de 24 estudantes de duas turmas de 5º Ano. A temática determinou a escolha da abordagem qualitativa no tratamento metodológico do fenômeno estudado, e o levantamento dos dados foi feito por meio da técnica de entrevista semiestruturada e com a utilização do Diário de campo. A análise dos dados levou a considerar que é ínfima a atenção que é dada por professores e alunos de turmas de 5º Ano à leitura por prazer, na escola onde foi realizada a pesquisa. Cremos que para se comprometer com a formação de leitores, a escola deve ser o espaço privilegiado onde os alunos encontrem incentivos para gostar cada vez mais de ler e sentir prazer com a leitura.
Descrição: Santos, I. R. dos. Leitura no 5º ano: há espaço para o prazer?. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10459
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izôlda Ramalho dos Santos.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.