Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10464
Título: Percepção da escola na alimentação das crianças
Autor(es): Lima, Mirella Danubia dos Santos
Palavras-chave: Educação Infantil
Alimentação Escolar
Prática Escolar
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: A educação infantil é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles a importância da alimentação. A pesquisa objetivou em promover a partir do lúdico, hábitos alimentares saudáveis que são necessários para o crescimento e desenvolvimento na aprendizagem da criança na Educação Infantil. Os documentos que teve como base da pesquisa, foram o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o RECNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), entre outros.Foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa,utilizamos como técnica de coleta dos dados, a observação, e a entrevista semi-estruturada.A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Jeremias Sérgio de Almeida, a mesma está situada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados permitiram perceber que apesar de não haver na escola projetos que contemplem a educação alimentar, os profissionais de educação da escola se preocupam e intervém diariamente na alimentação das crianças, tendo em vista a sua importância. A escola é contemplada pelo programa FNDE, promovendo uma alimentação de qualidade através da merenda. Todos que fazem parte da equipe da escola são envolvidos desde a combinação do cardápio até o preparo da merenda. As mudanças nos hábitos das crianças são tímidas, alguns fatores contribuem para isto, como as condições socioeconômicas dos familiares dos alunos, além dos hábitos culturais e as preferências e praticidade dos alimentos industrializados. A ação pedagógica pode contribuir muito para a formação de hábitos saudáveis na vida das crianças, através de projetos pedagógicos que envolvam além das crianças e funcionários da escola, a comunidade com os pais ou responsáveis, buscando levá-los o conhecimento sobre a importância de termos alimentação saudável para a nossa vida.
Descrição: Lima, M. D. dos S. Percepção da escola na alimentação das crianças. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10464
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirella Danubia dos Santos Lima.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.